05 dezembro, 2009

A sorte está lançada


Ontem, na Cidade do Cabo, África do Sul, foram sorteados os grupos da próxima Copa do Mundo.

Em um evento que contou com inúmeras amostras da cultura do povo africano e com a participação de várias estrelas do mundo da bola, a Copa praticamente começou.

O sorteio dos grupos sempre gera muita expectativa, aquela vonade de pegar adversários fracos no começo e o medo de alguma pedreira logo de cara.

Diferentemente das duas últimas copas quando o Brasil teve Turquia, China e Costa Rica (2002) e Croácia, Austrália e Japão (2006) na fase de grupos desta vez a Seleção Canarinho vai pegar adversários teoricamente mais fortes nos primeiros confrontos.

Outro destaque deste sorteio, que na verdade não tem grande importância em relação ao futebol são os "grupos colônias".

Parece estranho mesmo, mas foi uma curiosidade que eu notei: o grupo C conta com Inglaterra e Estados Unidos, o grupo G com Portugal e Brasil e o H com Espanha, Honduras e Chile.

Como falei isso não tem a mínima importância no quesito futebol.

Mas já que é pra falar de futebol, então vamos lá, vou dar aqui os grupos e os meus palpites de quem serão os dois classificados de cada grupo:

GRUPO A

Grupo bem complicado, que conta com os anfitriões sul-africanos e com outras três seleções que impõem respeito: o México, que sempre dá trabalho em Copas e dois campeões mundiais, que não passam por momentos tão bons mas têm bons jogadores e muita tradição.

Palpite:

1 - França
2 - África do Sul
3 - México
4 - Uruguai

GRUPO B

A Argentina que sorfeu muito para chegar até a Copa caiu em um grupo não tão difícil. A Nigéria que também não teve vida fácil nas Eliminatórias contará com a torcida africana, Coreia do Sul e Grécia aparecem um pouco atrás, apesar da equipe europeia ter alguns bons valores individuais.

Palpite:

1 - Argentina
2 - Nigéria
3 - Grécia
4 - Coreia do Sul

GRUPO C

Outro grupo teoricamente fácil para o cabeça de chave, no caso a Inglaterra de Fabio Capello. Os EUA depois de terem chegado a final da Copa das Confederações do ano passado eliminando a Espanha nas semi-finais e dando muito trabalho para o Brasil na final, aparecem como segunda força di grupo. Eslovênia e Argélia devem ser meros figurantes.

Palpite:

1 - Inglaterra
2 - EUA
3 - Argélia
4 - Eslovênia

GRUPO D

Este já é um grupo um pouco mais complicado do que os dois anteriores. A tradicionalíssima Alemanha aparece como favorita, mas, com exceção da Austrália que não tem uma grande seleção terá dois bons adversários: o futebol da Sérvia é muito bom e Gana mostrou na última Copa que pode chegar e além disso, jogará em "casa"

Palpite:

1 - Alemanha
2 - Sérvia
3 - Gana
4 - Austrália

GRUPO E

Este pra mim é o "grupo da morte". Para muitos a Holanda não seria cabeça de chave, foi e talvez tenha pegado um grupo mais complicado do que pegaria se não tivesse sido. O Japão não tem um time muito técnico, mas é veloz e experiente, a Dinamarca volta a uma Copa do Mundo depois de uma boa Eliminatórias e enfrentar a Seleção Camaronesa em solo africano não deve ser nada fácil.

Palpite:

1 - Holanda
2 - Camarões
3 - Dinamarca
4 - Japão

GRUPO F

Os atuais campeões mundiais não pegaram um grupo muito difícil. A Nova Zelândia talvez seja a seleção mais fraca tecnicamente de toda a Copa, a Eslováquia se classificou no sacrifício. O Paraguai aparece bem, depois de uma sólida eliminatória.

Palpite:

1 - Itália
2 - Paraguai
3 - Eslováquia
4 - Nova Zelândia

GRUPO G

O grupo do Brasil. A estreia teoricamente será facil, a Coreia do Norte é outra seleção muito fraca tecnicamente que não chegava a uma Copa do Mundo desde de 1966. Mas depois disso serão dois jogos complicados: a Costa do Marfim, que terá torcida e experiência adquirida na última Copa e Portugal, que se classificou no sufoco, mas possui uma equipe muito forte.

Palpite:

1 - Brasil
2 - Costa do Marfim
3 - Portugal
4 - Coreia do Norte

GRUPO H

A Espanha, uma das favoritas ao título caiu em um grupo fácil. A seleção de Honduras não deve oferecer muito trabalho, o Chile que teve bons jogos nas Eliminatórias pode atrapalhar, mas não é uma seleção das mais fortes. A Suiça que saiu da Copa de 2006 sem tomar gols também deve brigar pela segunda colocação no grupo.

Palpite:

1 - Espanha
2 - Chile
3 - Suiça
4 - Honduras

Agora é esperar 11 de junho de 2010, data da abertura oficial da Copa do Mundo e ver se os meus palpites estão bons ou não.

Nenhum comentário: