31 dezembro, 2009

Os "acontecimentos" de Dezembro/2009

COP 15

Então, a deixa foi dada alguns dias atrás aqui no Un Quimera, um poeminha que era o prenúncio de um dos "acontecimentos" do mês.

Com certeza um dos "acontecimentos" mais importantes do ano, o chamado COP 15.

Encontro das maiores lideranças mundiais na cidade de Copenhague, Dinamarca, realizado entre os dias 7 e 18 de dezembro.

O sentimento de frustração fiocu no ar, mas vou tentar explicar o porquê disso e dar uma pincelada também na questão principal do encontro.

O negócio é o seguinte: a COP 15 aos poucos foi ganhando enormes proporções, seria uma reunião que selaria um acordo para substituir o famoso Protocolo de Kyoto, onde os países assumiriam metas de redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Mas as metas não foram assumidas, principalmente porque EUA e China, os dois maiores poluídores, o primeiro por problemas no Congresso, o segundo sem motivos muito sólidos, não conseguiram chegar a um acordo e isso, de uma forma ou de outra meio que destimulou os outros países.

A conferência foi acontecendo, os dias passando e nada de muito bom foi decidido, nos últimos dias algumas atitudes um tanto quanto desesperadas de Obama e Lula até aconteceram, mas não foi o bastante.

O representante do Sudão, Lumumba Stanislas Dia-Ping qualificou o acordo como opior da história, Lula disse: "Não houve acordo porque os países ricos ficaram muito presos à posição dos Estados Unidos, que tinha uma meta que nem foi aprovada pelo Congresso ainda".

Opiniões a parte, o "acordo", com conteúdo mínimo e sem unanimidade por parte dos países participantes é, no mínimo, como disse Barack Obama, insuficiente.

As expectativas agora voltam-se para a COP 16 que será realizada entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro de 2010, na Cidade do México.

O tempo passa e a questão ambiental, que até algum tempo atrás era assunto só de ambientalistas e ecologistas agora torna-se algo de suma importância para todos, o aquecimento global, o aumento no nível dos mares, etc e etc, tudo isso não é história, é realidade e acordos mais sólidos e comprometidos precisam ser assinados.

Operação Caixa de Pandora
O tempo passa, o ano vai acabando, mas no Brasil parece que os esquemas de corrupção nunca acabam.

Este "acontecimento" na verdade teve seu desenrolar iniciado no fim do mês de novembro, mas achei válido colocá-lo aqui nos "acontecimentos" de dezembro.

A Operação Caixa de Pandora investiga o possível caso de mensalão no DEM, envolvendo diretamente o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Arruda que em 2001 já esteve presente nas manchetes da corrupção: na época, ele e o então senador já falecido Antônio Carlos Magalhães renunciaram ao cargo para não serem cassados, depois de um escândalo de violação do painel do Senado.

Dessa vez as desculpas são as mais variadas possíveis, desde de supostos "defeitos" nos gravadores até compra de panetonnes, tudo foi utilizado para tentar encobertar o esquema de propina.

Mas existem imagens que valem mais do que qualquer desculpa, e de todas as imagens (dinheiro na meia, na cueca, etc...) a que eu considerei a mais "indignante" foi a dos deputados Rubens César Brunelli (PSC) e Leonardo Prudente (DEM) e do então secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, se abraçando e rezando depois de terem conversado sobre como seria a divisão do dinheiro.

Na boa, é revoltante isso!

Ano após ano, quase que semestre após semestre um novo esquema de corrupção, ou algum tipo de sujeira aparece no cenário político brasileiro. Sempre tento ver o outro lado, pensar em como muitos eleitores erram feio na hora de votar, não sabendo escolher bem o seu candidato, não se informando direito, mas tem horas que não dá pra ficar cobrando apenas do eleitor, o político também tem que fazer a parte dele!

Ano novo, vida nova; uma bela ilusão que muitos cultivam nessa virada de ano, do jeito que vai a vida nova na Política brasileira nunca chegará, vale lembrar mais uma vez: o ano que começa amanhã é um ano de Eleição, tá na hora de mudar, ou pelo menos tentar mais uma vez, mudar toda esta sujeira.

Em relação a Operação Pandora, ela ainda está em curso, e também já foi pedido o impeachment de José Roberto Arruda, agora é esperar o desenrolar disso e torcer pra que não acabe em pizza dessa vez.

Um comentário:

Guilherme Oraboni disse...

Bom lembrar tbm, na COP15, célebre frase da Dilma: "O problema do mundo é o Meio Ambiente!" ahsuaushasuhas