20 dezembro, 2009

É tudo azul e grená!


Ontem, definitivamente o Barcelona provou que é na atualidade o melhor time do mundo, tenho que reconhecer isso.

Nem o mais otimista torcedor catalão poderia imaginar uma temporada tão boa como essa 2008/09.

Simplesmente tudo o que o Barça disputou ele venceu: Campeonato Espanhol, Copa do Rey, Liga dos Campeões da Europa, Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e por fim o Mundial de Clubes da FIFA.

E foi com muita técnica, raça e esforço que a equipe do jovem treinador Pep Guardiola venceu todas essas competições.

A coroação final veio ontem em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Como era de se esperar mais uma vez a final do Mundial de Clubes foi decidida entre o campeão da Libertadores e o campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Ambos chegaram na final depois de enfrentar algumas dificuldades nas semi-finais: o Barcelona saiu perdendo para o Atlante do México, logo aos cinco minutos de jogo, mas virou pra 3 x 1, com gols de Messi, Busquets e Pedro e conseguiu a vaga na final. Já o Estudiantes também sofreu para vencer o Pohang Steelers, da Coreia, 2 x 1, com três jogadores da equipe asiática expulsos.

Na final, muita tensão dos dois lados, o jogo começou morno, sem grandes chances para nenhum time, a marcação forte impediu que Messi, Ibrahimovic e Verón, os principais jogadores dos dois times, fizessem um grande jogo.

Nenhuma equipe tinha domínio do jogo no primeiro tempo, mas no fim da etapa inicial, mais precisamente aos 37, cruzamento na área do Barça e gol de cabeça de Mauro Boselli, a bola passou por Puyol e na disputa com Abidal o atacante argentino levou a melhor e levou os torcedores do Estudiantes a loucura, ele já havia feito o gol do título na final da Libertadores contra o Cruzeiro e parecia que este poderia ser outro gol que valia título.

Mas na volta para o segundo tempo tudo mudou. A entrada de Pedro no ataque catalão deu mais vida a equipe de Guardiola que passou a atacar o Estudiantes e a dominar o jogo.

A equipe argentina se retraiu muito, na esperança de conseguir segurar o resultado de 1 x 0. Mas o Barça era forte, mesmo com muita marcação do lado argentino e pouca objetividade do lado espanhol, a pressão era muito grande para ser aguentada.

Até que aos 44 do segundo tempo, o jovem Pedro, também de cabeça empatou o jogo, era mesmo uma questão de tempo e este gol abateu e muito o Estudiantes que foi muito abatido e muito cansado para a prorrogação.

Prorrogação que continuou numa tônica parecida com a do segundo tempo do tempo
normal, Barça no ataque agredindo o Estudiantes. O jovem Jeffren entrou bem na vaga de
henry e infernizou o lado direito da defesa argentina. No fim do primeiro tempo o 1 x 1
permaneceu.

Na volta para os últimos 15 minutos de jogo é que tudo mudou. Com 5 minutos Daniel Alves, peça importantíssima nessa temporada do Barça, cruzou na área e aí apareceu a peça mais importante na temporada, Lionel Messi, de peito, de coração ele se antecipou a zaga e colocou a bola no fundo do gol de Albil, era a virada do Barça, o gol do título, daquele que foi o artilheiro do Barcelona na temporada e que será, sem nenhuma dúvida, o melhor jogador do mundo nesta temporada.

Depois disso o Estudiantes, muito aguerrido, até tentou o empate e no último lance do jogo uma cabeçada do zagueiro Desábato passou muito perto do gol de Valdés, mas não tinha jeito, o título era mesmo do Barça.

Festa azul grená, lamentação alvirrubra, assim como na temporada passada, quando o Manchester venceu a LDU, mais uma vez o título do Mundial de Clubes fica na Europa, e de maneira muito merecida, volto a afirmar sem nenhum medo o Barça é o melhor time do mundo, é muito equilibrado, técnico e também conta com muita raça.

Uma temporada inesquecível para a Catalunha.

Nenhum comentário: