30 abril, 2010

O "acontecimento" de abril/2010


Fim do mês de abril, dia de "acontecimentos" no Un Quimera.

Tragédia no Rio

Até agora em todos os meses do ano no post dos "acontecimentos" ocorreu alguma tragédia.

É até estranho pensar nisso mas é verdade: janeiro veio com os terremotos no Haiti, fevereiro também com terremotos, dessa vez no Chile, março marcou a morte do cartunista Glauco e agora em abril a Tragédia no Rio de Janeiro.

As fortes chuvas que provocaram enchentes em praticamente toda a capital carioca, duraram mais ou menos uma semana e deixaram números e fatos preocupantes.

Nada nos últimos meses matou tanto quanto essas enchentes. Foram mais de 100 mortes que deixaram a situação de grande parte do povo carioca caótica.

O grande problema foram os deslizamentos, as declarações dos moradores eram deseperadas:

"A gente entra em pânico, porque a água vai só subindo e você não sabe pra onde ir, está tudo cheio."

O que difere essa tragédia do Rio, além do exacerbado número de mortes são as declarações de geólogos e outros profissionais da área de que esses deslizamentos e todo esse caos era algo previsível.

Se previsível então por que a negligência?

Não é querer culpar políticos ou autoridades, até porque nem toda culpa é deles, mas é necessário não apenas fazer campanhas de doação para as vítimas ou coisa parecida, é preciso agir para que tragédias assim não se tornem uma constante.

Tecnologia para isso acredito que possuímos, a grande questão é de bom senso: bom senso das autoridades em criar melhores planos habitacionais e investir onde realmente precisa. E bom senso dos próprios moradores, é lógico que em certas ocasiões é a encosta ou nada, mas construir barracos em lugares como os dos deslizamentos é pedir pra passar sufoco na hora da chuva!

É isso, me solidarizo sim com todas as vítimas e sou a favor de todo e qualquer tipo de doação ou coisa parecida, porém acredito que a grande lição que esse "acontecimento" deixa é de que não se pode deixar coisas tão importantes passarem como se nada fossem é preciso agir dentro das suas limitações, nada vem do nada.

Exepcionalmente vou mandar só um "acontecimento" esse mês. Até Maio.

Nenhum comentário: