22 abril, 2010

Sawubona #04


O Sawubona do mês de abril fala dos defensores do título mundial, os tetracampeões do mundo, a Azzurra!

Sem muito alarde, a Seleção Italiana, comandada por Marcello Lippi chegou à Copa de 2006, terminou a primeira fase como primeira colocada de um grupo que não era assim tão fácil: Gana, Estados Unidos e República Tcheca.

Nas Oitavas uma vitória magra sobre a Austrália, que gerou certa polêmica levou os italianos para o confronto contra a Ucrânia nas Quartas. Vitória por 3 x 0 que deu moral para o duelo contra os anfitriões na semi-final.

Semi-final essa que foi até a prorrogação depois de um empate por 0 x 0 no tempo normal, mas com gols do lateral Fabio Grosso e Del Piero, a Itália venceu na prorrogação e chegou a Final.

Na Final o adversário era a França, outro jogo muito truncado que foi até as penalidades e com todos os cobradores italianos convertendo suas cobranças a Itália sagrou-se tetracampeã mundial. O jogo ficou marcado também pela famosa cabeçada de Zidane em Materazzi.

Após o título a Itália fez uma boa campanha nas Eliminatórias. Com 7 vitórias e 3 empates a Azzurra terminou em primeiro lugar no seu grupo e se classificou diretamente para a Copa da África.

Mas a campanha italiana na Copa das Confederações não agradou muito, um revés de 3 x 0 para o Brasil foi massacrante, eliminou os italianos da competição e fez com que Marcello Lippi voltasse ao comando da Azzurra. Um tanto quanto renovada em relação a Seleção campeã mundial.

O grupo não é dos mais difíceis, conta com Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. A Itália já entra pensando no adeversário das Oitavas, que virá do equilibrado Grupo E.

Enfim, nem tão bem e nem tão mal a Itália chega a Copa da África com plenas condições de buscar o Penta, o time não conta com nenhum gênio, mas tem jogadores experientes e jovens promessas além é claro da já conhecida tradição italiana em Copas do Mundo.

Nenhum comentário: