11 abril, 2010

QuimeraShare #04


O quarto QuimeraShare continua na música brasileira e vai agora até São Luís, no Maranhão.

Além de tudo, hoje o QuimeraShare é uma homenagem.

11 de abril de 1966, nascia Zeca Baleiro. Hoje no seu aniversário de 44 anos o QuimeraShare volta a década de 90 e vai buscar o primeiro álbum do cantor e compositor maranhense: Por Onde Andará Stephen Fry?

Sabe aqueles discos que você escuta da primeira a última música sem pular nenhuma (talvez repetindo algumas)?

Pois esse é o estilo desse primeiro álbum de Zeca Baleiro. Que me remonta a histórias do meu pai, outro grande fã de Zeca.

Quando comecei a escutar as músicas de Zeca Baleiro, por influência do meu pai, ele dizia que esse disco de capa vermelha, bem diferente dos da época ele teve que buscar lá em São Paulo, na minha cidade natal ninguém conhecia nem sabia quem era o Baleiro.

O tempo passou e a coisa mudou, principalmente por causa da canção Telegrama, Zeca ficou conhecido pela grande maioria, mas acredito que ainda são poucos os que admiram sua obra na totalidade.

Eu sou um desses e é por isso que faço aqui essa homenagem, o disco tem como pontos principais Bandeira, Flor da Pele (canção na qual Zeca surgiu para o cenário nacional, em um belo dueto com Gal Costa), a irreverente O Parque de Juraci com o não menos irreverente Genival Lacerda, o reggae Pedra de Responsa com Chico César, além da música que abre e fecha o disco: Heavy Metal do Senhor e também uma das minhas preferidas de toda carreira do Zeca, Skap (Menos Sozinho).

Quando você diz, o que ninguém diz
Quando você quer, o que ninguém quis
Quando você ousa lousa pra que eu possa ser giz
Quando você arde, alardeia sua teia cheia de ardis
Quando você faz a minha carne triste quase feliz.

É muita coisa boa junta, vale a pena conferir:

Nenhum comentário: