25 abril, 2010

Rabo de Urna #04


Fechando hoje os posts que falam especificamente dos presidenciáveis, o Rabo de Urna fala de Marina Silva.

Nascida em Rio Branco, Acre, Marina passa de cara a imagem do ambientalismo, tão falado nos dias de hoje e que é realmente o seu principal foco desde o início de sua vida na Política.

Vida essa que começou dentro da Universidade. Marina formou-se em História pela Universidade Federal do Acre e nos anos de faculdade, com intermédio também da Igreja Católica, Marina entrou para o Partido Revolucionário Comunista (PRC).

Muito ativa no movimento sindical fundou ao lado do lendário Chico Mendes a Central Única dos Trabalhadores em 1985. Um ano mais tarde filiou-se ao PT e candidatou-se a deputada federal, porém não foi eleita.

Nas Eleições seguintes foi eleita vereadora de Rio de Branco e deputada estadual do Acre com as maiores votações e em 1994, elegeu-se senadora, também com a maior votação.

Ficou no cargo e em 2003 com a eleição de Lula assumiu o ministério do Meio Ambiente e foi aí que algumas polêmicas começaram a girar em torno de seu nome devido a constantes conflitos com outros ministros, quase sempre por motivos ambientais.

Em 2008 se afastou do cargo de ministra do Meio Ambiente, devido principalmente a desavenças com Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil e Blairo Maggi, governador do Mato Grosso.

No ano passado desligou-se do PT e filiou-se ao PV, o PV Europeu, tão bem sucedido em países como a Alemanha pressionou o brasileiro para que admitisse Marina em seus quadros.

É incontestável a exemplar luta de Marina pelo ambientalismo, desenvolvimento sustentável ou seja lá o que for, isso com certeza é o grande trunfo de sua campanha, mas fora isso ela nunca foi muito ativa em nenhuma outra área e também é muito pouco conhecida em grande parte do país.

Aí vão duas visões contrárias em relação a Marina Silva:

No primeiro turno, meu voto vai para a Marina e, espero, que no segundo também.
A Marina, apesar de suas preferências religiosas exóticas e, do meu ponto de vista, esdrúxulas, é a pessoa que melhor sintetiza o que penso sobre o relacionamento das forças políticas, ao gerenciamento da riqueza pública e ao que fazer para que o país seja um lugar melhor para se viver.



O Rabo de Urna volta no mês que vem.

Nenhum comentário: