30 abril, 2009

Os "acontecimentos" de abril/2009

Um terço do ano já se foi, 30 de abril, dia de post "acontecimentos" no Un Quimera.

Pra voltar ao costume dos dois primeiros meses, um político e outro esportivo:

Obama: Lula é o cara!

Essa frase gerou muita repercussão no mundo todo, e foi dita no dia 2 desse mês, num intervalo de uma das reuniões do G-20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo).

Antes de falar da frase especificamente, é bom falar o que foram essas reuniões do G-20 no início do mês, aifnal, sem elas, dificilmente a frase teria sido dita por Obama.

O motivo principal dessas reuniões é a crise mundial que assola a todos desde o segundo semestre de 2008. Foi o primeiro grande teste de Barack Obama como presidente estadunidense, desde sua posse foi a primeira reunião do G-20 que ele participou.

Basicamente as resoluções do G-20 decidiram que deverá ser feita uma vigilância econômica pelos países membros, pela Espanha e pela Comissão Européia, para que crises como a atual não voltem a acontecer. Além disso os 20 países mais poderosos decidiram também inejtar R$ 1 trilhão no FMI (Fundo Monetário Internacional), o dinheiro será usado para aumentar o caixa da instituição.

Como dá pra perceber as reuniões trataram de assuntos muito sérios e importantes para todo mundo, só que o grande acontecimento se deu em um momento de descontração quando Obama, em tom de ironia, brincando com o seu amigo Lula disse que ele é o cara.

Embora Lula atualmente não seja nem sombra daquele Lula de barba preta oposicionista e totalmente "canhoto" é legal ver essa ótima relação dele com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não que isso vá garantir muita coisa ao Brasil, mas pelo menos algumas risadas ao escutar uma frase dessas por exemplo) isso renderá.

A queda do Império
Esse subtítulo pode até indicar algo relacionado a imperadores ou impérios antigos, mas na verdade trata de um imperador que abdicou de seu "poder", e esse imperador é Adriano Leite Ribeiro.

O Adriano, ex-Flamengo e São Paulo, que usava a camisa 10 da Inter de Milão e que também já passou pela Seleção Brasileira, sendo peça fundamental nas conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005.

Adriano anunciou no dia 9 desse mês que resolveu "dar um tempo" no futebol, descansar um pouco, voltar as suas origens, na favela de Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro e anunciou também que, diferente do que muitos estão dizendo por aí, ele não está com depressão e muito menos envolvido com drogas.

Este é um assunto muito delicado, que ganhou muitos comentários na imprensa em geral. Eu particularmente quando vou me informar ou escrever sobre jogadores de futebol procuro não ficar buscando coisas relacionadas a vida particular deles, me atenho ao futebol que eles jogam, neste caso do Adriano porém, é necessário abrir uma exceção, pois os motivos que o levaram a dar um tempo são extra-campo até porque dentro do campo, embora ele não estivesse jogando atualmente nada em comparação ao Imperador de 2004/05, ele ainda estava em bom nível, sendo convocado para a seleção inclusive.

Muitos estão julgando essa atitude de Adriano, acredito que isso não é interessante, pra mim, o que deve ser analisado em relação a esse acontecimento é que a vida de jogador de futebol também deve cansr, o que parece ser muito bom as vezes pode frustrar e cansar algumas pessoas, como foi o caso de Adriano, não deve ser fácil manter a cabeça no lugar, quando, com 20 e poucos anos se pode ter tudo o que quiser: fama, carro, dinheiro e mulher.

Por essas e outras é que Adriano acabou resolvendo dar um tempo, certa ou errada a atitude do ex-imperador é de homem, de quem soube valorizar as coisas realmente importantes pra ele, e foi sincero e honesto com ele próprio.

Torço pra que ele possa recuperar a alegria de jogar e voltar a jogar em breve, se for no Mengão, como estão especulando, melhor ainda.

Nenhum comentário: