26 março, 2010

Sawubona #03


O Sawubona do mês de março fala de uma curiosidade interessante; um tabu que foi quebrado.

Desde 1986 que todas as seleções europeias que terminavam a Copa em 3º ou 4º lugares ficavam de fora da Copa seguinte.

Aconteceu com a França (3º em 1986 e fora da Copa de 1990), Inglaterra (4º em 1990 e fora da Copa de 1994), Suécia (3º em 1994 e fora da Copa de 1998), Holanda (4º em 1998 e fora da Copa de 2002) e Turquia (3º em 2002 e fora da Copa de 2006).

Em 2006, a disputa do terceiro lugar foi entre Portugal e Alemanha (vitória alemã por 3 x 1) e ambos estarão na África do Sul em 2010.

E é interessante falar um pouco sobre estas duas seleções, que apesar de não viverem bons momentos podem surpreender, a Alemanha por toda a tradição em Copas e Portugal por contar com bons valores individuais e por ter crescido muito na última década (quando o assunto é futebol).

A seleção alemã conta com grande maioria do elenco atuando dentro do país, a base da equipe da Copa de 2006 do meio para a frente foi mantida, a defesa sofreu consideráveis modificações, tanto no gol quanto na zaga.

O meio continua comandado por Ballack e Schwensteiger e na frente Mario Gomez e Miroslav Klose, parceiros de Bayern de Munique são as grandes esperanças. Klose tem um ótimo histórico em Copas do Mundo.

O que preocupa é a fase recente, o amistoso contra a Argentina, dentro de casa trouxe um gosto amargo de derrota por 1 x 0 e deixou muitas dúvidas sobre a Seleção Alemã.

Em um grupo relativamente fácil, com Gana, Austrália e Sérvia, a classificação não deverá ser muito difícil, resta ver o progresso durante o restante da competição.

Já Portugal não conta com a mesma tradição alemã, mas retrospecto recente é animador.

Com boas campanhas nas duas últimas Eurocopas e na última Copa do Mundo a Seleção Portuguesa foi crescendo mas com a saída de Felipão em 2008, após a derrota na Eurocopa para a mesma Alemanha que havia vencido os Patrícios na Copa de 2006, Portugal deu uma caída.

A suadíssima classificação nas Eliminatórias é um reflexo disso e outro ponto negativo para Portugal na Copa da África é o grupo.

Com Coreia do Norte, Costa do Marfim e Brasil a briga promete ser boa, com exceção da Coreia do Norte que não deve brigar por nada, as outras três seleções devem protagonizar grandes jogos. Claro, espera-se o Brasil classificado em 1º lugar, mas e o segundo?

É dever de Raul Meireles, Nani, Liedson e do principal astro Cristiano Ronaldo levar Portugal mais além mais uma vez. A seleção foi bem modificada de 2006 pra cá.

Sawubona volta no mês que vem e a Copa vai chegando também.

Nenhum comentário: