30 março, 2010

Rabo de Urna #03


Como prometido no mês passado o Un Quimera continua a série Rabo de Urna falando sobre os presidenciáveis.

O nome de hoje é José Serra, paulista da Mooca, o candidato tucano é o atual governador do estado de São Paulo, mas o que boa parte da opinião pública desconhece, assim como acontece com Dilma, é o seu passado, o início de sua carreira política.

Serra começou sua vida política no meio estudantil (cursava Engenharia na USP) e em 1963 foi eleito presidente da UEE-SP e da UNE.

Exilou-se no Chile no período da Ditadura Militar, onde cursou Economia e estendeu seu exílio para os EUA onde fez mestrado em Ciências Econômicas.

De volta ao Brasil começou uma série de candidaturas que dura até hoje. Foi eleito Deputado Federal em 1986 e 1990. Em 1994 foi eleito Senador, mas não assumiu pois aceitou o convite para o Ministério do Planejamento.

Muito ativo em campnhas de combate a AIDS, foi ministro da Saúde de 1998 a 2002, candidatou-se pela primeira vez à presidência no ano de 2002, quando saiu derrotado por Lula. Assumiu a presidência do PSDB e em 2004 foi eleito prefeito de São Paulo.

Em 2008 assumiu o governo paulista e está lá até hoje.

Diversos são os prós e contras para Serra, o "Sr. Burns" da política brasileira tem como pontos fortes esse histórico acadêmico tão sólido, a grande popularidade em São Paulo e o destaque na área da Saúde.

Porém no próprio governo paulista muitas são as reivindicações e greves nas Universidades, além disso já aconteceram vários "acidentes de percurso" no seu governo, o que mostra também algumas deficiências.

Pra fechar, a exemplo do segundo Rabo de Urna, ficam duas visões completamente opostas sobre o candidato da vez, no caso de Serra ambas giram em torno das greves e manifestações da APEOESP:



No mês que vem é a vez de Marina Silva.

Nenhum comentário: