31 março, 2010

Os "acontecimentos" de março/2010


Fim do mês de março, hora de "acontecimentos" no Un Quimera, nesse mês opostos, um gera enorme tristeza e é irreparável, já o outro marca o começo de algo que pode gerar muitas alegrias. Dessa vez bem resumidos, devido a escassez de tempo, se adaptar a vida universitária requer alguns sacrifícios.

Glauco

Não era uma sexta-feira 13, mas algo bem pior do que geralmente os mitos que rondam essa data aconteceu na sexta-feira 12 do mês de março. A morte do cartunista Glauco.

Hoje, todos os fatos pró-acontecimento já aparecem "definidos". O assassino Carlos Eduardo Nunes já está preso, o amigo Felipe Iasi, que levou Carlos Eduardo até a casa de Glauco também já está prestando depoimentos, tudo isso vai se resolvendo com a ação da polícia, mas isso é pouco perto da incomensurável perda que foi a morte de Glauco e de seu filho Raoni.

O assassinato ocorreu na chácara do cartunista, em Osasco, grande São Paulo, o assassino, tomado de um surto "religioso" planejava matar toda a família do cartunista, acabou não conseguindo seu objetivo principal mas fez um grande estrago da mesma forma.

O cartunista era o líder da Igreja do Santo Daime, isso talvez possa ter sido um dos motivos de Carlos Eduardo, que havia inclusive frequentado tanto a Igreja como a casa de Glauco.

O cartunista criou vários personagens como Geraldão, Casal Neuras, Dona Marta etc... teve destaque na Folha de São Paulo e também na TV Globo.

Líder religioso, cartunista e acima de tudo um ser humano que viveu de verdade e que se foi de uma maneira horrível.

Pra completar fica um texto de Luiz Caversan.

Física Moderna

Este acontecimento com certeza não será apenas mais um, deverá ficar marcado como um dos grandes acontecimentos do Século XXI.

Sim, parece até exagerado falar isso, mas lá na frente, os netos ou bisnetos das gerações seguintes deverão estudar pelo menos um pouco sobre este grande acontecimento da história da Física.

É que ontem pela manhã, pela primeira vez, o LHC (Large Hadron Colider) conseguiu executar a colisão de feixes de prótons.

A energia produzida pela colisão é espantosa: 7 trilhões de eletrovolts.

O LHC está localizado na divisa entre a França e a Suíça e ficou pronto em setembro de 2008, devido a um superaquecimento teve de ser consertado e só agora pode efetuar a colisão de partículas.

Os custos, como é de se esperar foram altíssimos, a estimativa é de 3 bilhões de euros no total.

Todo esse investimento começa a dar resultado a partir desse acontecimento, que para os cientistas será um divisor de águas dentro da Física Moderna.

Nenhum comentário: