23 julho, 2009

O Que É Isso Companheiro?


Falo hoje de um livro, que já virou filme e que conta sobre um dos mais interessantes episódios da história do Brasil.

Antes de falar do livro, falo de seu escritor, o hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro, líder do Partido Verde (PV) e além disso twittero, escritor e jornalista.

O nome dele é Fernando Gabeira. Ficou muito conhecido no período da ditadura militar, período em que acontecem as ações descritas no livro.

Ano passado disputou e perdeu a campanha para prefeito do Rio de Janeiro, mas sua história política é bem maior do que isso, seria muito querer falar dela inteira aqui no Un Quimera, necessitaria de mais tempo e mais espaço.

Então, para saber sobre Gabeira é mais fácil visitar o site dele, onde tem muita coisa interessante, não só sobre ele próprio, mas sobre política, atualidades e etc., o link é esse aqui: http://www.gabeira.com.br/

Agora, vamos ao livro.

Já tinha ouvido falar do livro, já tinha visto um fragmento do filme no youtube e sempre tive a curiosidade de ler o livro.

Vagando em um sebo me deparo com várias obras do Gabeira, inclusive O Que É Isso Companheiro?, foram 10 reais muito bem gastos.

O livro começa e se desenvolve em vários micro-capítulos, lembrando até, somente no estilo é lógico, o Dom Casmurro de Machado de Assis, esse pequenos capítulos vão ambientando o leitor mais distraido ao livro, eu sempre gostei muito desse período histórico do Brasil, a Ditadura Militar, por isso já estava conhecendo alguns termos utilizados, estava realmente interessado no livro.

Depois desses capítulos, os dois capítulos finais são bem maiores e é nesses capítulos que estão as melhores partes do livro.

No capítulo Babilônia, Babilônia, Gabeira descreve com a riqueza de detalhes que só quem viveu o momento pode descrever, os 4 dias (de quinta a domingo) em que realizou o se
questro do embaixador estadunidense no Brasil, Charles Elbrick, desde o sequestro propriamente dito na quinta até a sua libertação no domingo.

E no último capítulo (Onde o filho chora e mãe não ouve), Gabeira conta como foi capturado pela ditadura, seus dias na prisão, no DOPS e vários tipos de tortura das quais presenciou.

Um livro que eu diria muito patriótico, a exposição de fatos históricos da ditadura militar brasileira é algo que ajuda muito a analisar onde estamos hoje, a história ajudando a repensar o presente e a construir o futuro.

No que se diz respeito a política, é um dos melhores se não o melhor livro que já li, sem ele dificilmente teria escrito um post como o último e também não estaria tão interessado em assuntos políticos.

Vale lembrar que eu não tenho partido, nem esquerda, nem direita, nem nada, ainda estou moldando minhas ideias, mas uma coisa posso afirmar: Fernando Gabeira é, com certeza, um dos parlamentares mais dignos de representar o país lá dentro, não, ele não é perfeito, mas também não é tão baixo como outros que estão por lá.

Nenhum comentário: