26 julho, 2009

Grandes Personagens - V - Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins)


Esse é o último post da série Grandes Personagens, completa 5 personagens, é lógico que existem muitos outros Grandes Personagens no mundo do cinema, mas esses cinco que citei são especiais, o de hoje talvez seja um dos melhores, senão o melhor desses cinco.

Baseado nos livros de Thomas Harris, uma série de 4 filmes foi gravada, os filmes em questão são: Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal - A Origem do Mal.

Todos eles giram em torno de serial killers, homicídos, FBI, e distúrbios psicológicos, a figura central de todos esses filmes é o nosso personagem de hoje: Dr. Hannibal Lecter.

Antes de entrar de vez no personagem, vale um parágrafo pra falar do ator, que é Anthony Hopkins.

Sir Philip Anthony Hopkins, britânico naturalizado estadunidense, teve em Hannibal Lecter seu personagem de maior destaque, porém já interpretou vários outros importantes personagens durante sua enorme carreira, tais como: Zorro, no filme A Máscara do Zorro, Quasímodo, em O Corcunda de Notre-Dame, Abraham Van Helsing no Drácula de Bram Stoker, entre outros.

Entrando na história agora, tudo começa pelo final.

É estranho isso, mas é o seguinte, o último dos 4 filmes gravados (Hannibal - A Origem do Mal) foi gravado em 2007 e é nesse filme, como o próprio nome já diz, que tudo começa, nele são expostas a infância e juventude do que viria a se tornar "Hannibal Canibal".

Seguindo a cronologia, o segundo filme seria Dragão Vermelho, onde logo no início, o Dr. Hannibal Lecter, agora já adulto e com alguns crimes já cometidos, é capturado pelo agente do FBI Will Graham, ele passa todo o filme dentro da prisão, mas enquanto isso surge a figura do Dragão Vermelho, codinome de Francis Dolarhyde, serial killer que matava famílias inteiras e tinha uma verdadeira admiração pelo Dr. Lecter, até consegue se comunicar com o próprio via carta, e é instigado por Lecter a destruir Will Graham e sua família.

Depois vem o que eu considero o melhor filme da série, Silêncio dos Inocentes.

Nesse filme é introduzida na trama a atraente agente Clarice Starling, que é colocada frente a frente com Hannibal, quando este ainda está sob o controle do asqueroso Dr. Chilton (chefe do presídio-manicômio em que está Hannibal), e Starling, aos poucos, vai conseguindo tirar informações do Dr. Lecter, que iriam ajuda-la a solucionar o caso desse filme, o caso do serial killer Buffalo Bill, que matava mulheres para fazer roupas com a pele delas.

É neste filme também que, após compartilhar informações, Hannibal consegue ser transferido do presídio de Baltimore para Memphis, muito inteligente e astuto, consegue fugir do presídio e termina o filme em liberdade.

No terceiro filme, Hannibal, Dr. Lecter está com outra identidade, vivendo em Florença, cidade que ele já tinha citado no filme anterior, é muito interessante também essa vertente do Dr. Lecter, canibal sim, psicopata sim, mas um grande admirador das artes como um todo, e um ser humano inteligentíssimo.

Nesse filme, que se passa 10 anos depois do Silêncio dos Inocentes, Manson Verger, um antigo paciente do Dr. Lecter e um dos únicos que conseguiram sair com vida após terem sido atacados por Hannibal, planeja uma vingança, contrata homens, corrompe alguns membros do FBI e consegue enfim capturar Hannibal, que havia voltado de Florença para os EUA, por causa de Clarice Starling, nessa altura o Dr. Lecter já estava apaixonado pela agente do FBI.

Mas a captura de Verger não atinge o sucesso máximo, é só assistir o filme que dá pra ver como termina toda essa história, cheia de suspense, inteligência e muito mais, um quase thriller muito refinado, sensacional!

Nenhum comentário: