15 maio, 2009

Numa relax, numa tranquila, numa boa!


Sebastião Rodrigues Maia, ou simplesmente Tim Maia, foi um cara que marcou história no cenário da música brasileira.

Cheio de suingue, simpatia e alegria, quando vejo imagens ou vídeos de Tim Maia sempre lembro deste último sentimento, embora muitas de suas músicas sejam tristes, “cornas” (ele dizia que era formado em Cornologia), o sorriso do gordinho mais simpático do Brasil era contagiante e além disso seu bom humor também era algo além do normal.

Mas não era só na alegria que Tim extravasava, nas drogas também, inúmeros foram os shows em que Tim não compareceu por pura irresponsabilidade, acumulou também várias brigas com gravadoras e afins, enfim, também teve seu lado polêmico.

E nesse post recordo também uma de suas fases mais importantes, que rendeu discos ímpares: Tim Maia Racional – Volume 1 e Tim Maia Racional – Volume 2.

Os dois discos foram concebidos em um período da vida de Tim bem diferente de todos os outros, parou de beber e de fumar e se dedicou fielmente as ideias dolivro Universo em Desencanto, algo que revolucionou o modo de pensar de Tim durante algum tempo, o interessante é que nesse período foram lançados apenas os dois discos (Tim Maia Racional - Vol. 1 e Vol. 2) e a dedicação de Tim as músicas foi bem maior.

Bom Senso, Imunização Racional (Que Beleza) e, principalmente, Guiné Bissau, Moçambique e
Angola Racional são as músicas que melhor traduzem o que foi essa fase.

Além disso, em quase todas as faixas você escuta o conselho: Leia o livro Universo em Desencanto. Tentando fazer a imunização racional em todo mundo, Tim Maia mostra um lado totalmente diferente, que poucos conhecem.

É lógico que só de escutar você não vai seguir as ideias e começar a falar de racionalização universal ou coisas do tipo, só se você quiser. Mas vale a pena escutar pra poder entender melhor "Que Beleza" que é esse período da carreira do Sebastião.

De vez em quando vou colocar posts como esse, falando sobre algum cantor, sempre que posso eu tô escutando música, seja em casa, na rua ou em qualquer lugar que dá, e existem alguns cantores e cantoras que admiro muito, aos poucos falo deles aqui no Un Quimera.

Nenhum comentário: