29 maio, 2009

Grandes Personagens - III - Henry Gondorff (Paul Newman)


Hoje é dia de Grandes Personagens aqui no Un Quimera.

E o post de hoje vem um tanto quanto saudosista, o personagem é o grande vigarista Henry Gondorff, do filme Golpe de Mestre, vencedor do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Original.

Depois de tantas estatuetas dá pra perceber que o filme e o personagem não são ruins, mas talvez melhor ainda seja o ator: Paul Newman.

Talentosíssimo, Newman teve inúmeras interpretações marcantes, como em Gata em teto de zinco quente, O Indomado, A Cor do Dinheiro e por aí vai.

Em Golpe de Mestre, onde interpretou Henry Gondorff talvez não tenha sido tão falado, mas o personagem é muito interessante e caiu como uma luva para o estilo de Paul.

A primeira aparição de Gondorff no filme é bem engraçada, bêbado, adormecido do lado da cama, quando Johnny Hooker vê essa cena não dá nada para Henry, mas aos poucos o personagem de Paul Newman vai mostrando porque é um grande personagem e vigarista.

A frieza e sagacidade de Gondorff, aliada a vontade de Hooker em vingar Luther levam os dois e muitos amigos a tramarem um legítimo Golpe de Mestre pra cima do poderoso gângster novaiorquino Doyle Lonnegan.

O filme vai desenrolando-se aos poucos e o golpe do Telégrafo vai sendo meticulosamente executado, até que chega o momento em que Lonnegan aposta meio milhão de dólares em Lucky Dan, o golpe é concluido com perfeição, o dinheiro fica com Gondorff e Hooker, e, além disso, o "guardinha" Snyder também é enganado, num gran finale sensacional.

A importância de Henry Gondorff para o filme é enorme e todo o estilo de Paul Newman dão ao personagem um ar superior aos outros, um verdadeiro vigarista de classe.

Fugindo um pouco do personagem, vale destacar também a ótima trilha sonora do filme, composta toda por Scott Joplin, no maior estilo ragtime da década de 1910, as músicas se encaixam perfeitamente na Chicago da década de 1930, época e lugar nos quais são ambientados o filme. O destaque maior é para a famosa "The Entertainer", pra fechar o post nada melhor do que clicar no link abaixo e escutá-la:

Nenhum comentário: