31 julho, 2010

O "acontecimento" de julho/2010


Fim do mês do julho e por variados motivos, desde uma pane geral no computador do blogueiro até a automática preguiça de umas férias na cidade natal, fizeram com que o QuimeraShare de ontem e o "acontecimento" de hoje saíssem de uma maneira meio improvisada, assim que tudo voltar ao normal esse posts possivelmente serão editados.

E mais uma vez pra fechar o mês venho com apenas um "acontecimento", que não tem lá tanta importância, mas que pela sua repercussão midiática merece estar aqui.

O que poderia ser se não o tão falado Caso Bruno?

Praticamente todos os programas de TV (sensacionalistas ou não) falaram desse incidente que envolveu o ex-goleiro do Flamengo, Bruno, uma de suas ex-amantes, Eliza Samudio, e alguns de seus amigos e parentes.

O mais correto seria uma cronologia do caso e uma análise mais fria e demorada, mas como já expliquei no começo do post tá meio difícil de fazer isso, então deixo aqui apenas um breve comentário, expondo a minha opinião sobre o caso.

Acredito que se provado o crucial envolvimento de Bruno no assassinato de Eliza, não tem nem o que comentar, mostra toda a instabilidade e crueldade do ex-camisa 1 do Flamengo, um ato ridículo, inclassíficável.

Também tem a questão do Flamengo, que como torcedor eu posso dizer: Bruno, culpado ou não, causou sim estragos à imagem do Clube de Regatas Flamengo, durante quase todo o mês eu, e tenho certeza que vários outros torcedores rubro-negros, sofreram zoações por causa disso, é muito ruim pra qualquer instituição ter sua imagem manchada dessa maneira.

Porém isso é o de menos, o que mais importa no caso é que seja jogador de futebol, artista ou qualquer outro tipo de pessoa, causar coisas do tipo só mostra a instabilidade psicológica de uma pessoa, é totalmente condenável.

Até agosto.

30 julho, 2010

QuimeraShare #07


O sétimo QuimeraShare decola em São Paulo, com o som simpático e pesado do Curumin.

A banda paulista é uma das poucas que contraria a máxima de que atualmente no Brasil não existem bandas que tocam música de qualidade, elas existem sim, apenas não são reconhecidas pela grande massa.

Conheci esse som por acaso, no programa global Som Brasil, só depois fui descobrir que a banda tinha música na trilha sonora do game FIFA 2009 e contava com letras bem atuais e interessantes, uma mistura de um certo romantismo aliada a um questionamento social, bem ao estilo que gosta o blogueiro.

O álbum que posto é Japan Pop Show, repleto de participações como de Marku Ribas, Lucas Santtana, BNegão entre outros, canções como Magrela Fever, Compacto e Mal Estar Card pagam o disco.

"Com a cabeça fria e o pé quente, e o coração bombano, bombando, bombando..."


Tá aí o link, é só baixar e ouvir:

QuimeraShare #07 - Japan Pop Show - Curumin.rar - Tamanho: 51.23 MB

27 julho, 2010

Convocados


Esse é o primeiro post que fala sobre futebol depois da Copa do Mundo.

Com a eliminação do Brasil na Copa, Dunga foi dispensado pela CBF, e depois do não de Muricy Ramalho, que preferiu ficar no Fluminense, a Seleção Brasileira acertou com Mano Menezes, ex-treinador do Corinthians.

Sua primeira convocação para o amistoso contra os EUA, no próximo dia 10 em New Jersey, foi feita ontem, e esse post não passa de uma brincadeira.

Sim, vou sugerir quais seriam os meus 23 convocados, coisa que qualquer um pode fazer, afinal somos todos técnicos da Seleção...

GOLEIROS
Júlio César (Internazionale)
Fábio (Cruzeiro)
Victor (Grêmio)

LATERAIS
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luís (Deportivo La Coruña)
André Santos (Fenerbahçe)

ZAGUEIROS
Lúcio (Internazionale)
Juan (Roma)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Benfica)

VOLANTES
Lucas (Liverpool)
Ramires (Benfica)
Aírton (Benfica)
Fernando (Bordeaux)

MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ederson (Lyon)
Elano (Galatasaray)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)

ATACANTES
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villareal)
Hulk (Porto)
Fred (Fluminense)

24 julho, 2010

Rabo de Urna #07

O sétimo Rabo de Urna é especial.

Vem falar de um assunto muito, mas muito importante mesmo, que é a Educação, pilar para o desenvolvimento de qualquer país e que deve ser levado a sério sempre (nessas Eleições então, mais ainda).

E fala disso de uma maneira diferente, não serão as ideias ou a opinião do blogueiro que estarão presentes aqui, ma sim um texto de Ivan Bilheiro.

Nesses primeiros meses de Juiz de Fora, já fiz alguns amigos e Ivan é um deles, mandou muito bem nesse texto que foi publicado no Tribuna de Minas, e eu pedi a ele a permissão para publicá-lo aqui no Un Quimera, encaixaria perfeitamente na série Rabo de Urna.

Vale lembrar também que Ivan é um dos poquíssimos leitores deste querido blog...

Aí vai:

Educação e Qualidade

O tema educação já não é novidade no debate político. Mas a sociedade brasileira e os políticos precisam encará-lo sob a perspectiva certa: a da qualidade. Neste momento em que o país se prepara para eleger novos representantes e governantes, a oportunidade para corrigir o olhar sobre a educação é imperdível.

Quando se fala do direito à educação, muitas vezes não se fala de qualidade. Assim, mesmo que o direito à educação seja inserido na agenda política dos candidatos, nem sempre isso corresponde ao que, de fato, deve ser buscado: o direito à aprendizagem.

Escolas malconservadas, alunos que tiram pouco proveito de suas horas nas instituições de ensino, professores mal remunerados e pouco motivados: este pode ser o cenário de um país que garante o acesso à educação, mas jamais seria o cenário de um país que luta pela qualidade da educação. Se os estudantes brasileiros tivessem o direito à aprendizagem, consequentemente haveria uma melhora no cenário educacional, pois não há condições de garantir a aprendizagem sem que os professores e as escolas recebam a devida atenção.

Desta forma, deve-se colocar na lista de prioridades o direito à aprendizagem, para que os candidatos que se comprometam com a questão da educação não possam fazê-lo simplesmente para garantir votos, pois a responsabilidade sobre a aprendizagem requer a garantia de uma educação de qualidade, a única que pode oferecer um futuro melhor para o país.

A função de todos os eleitores, na posição de cidadãos responsáveis pela sociedade em que vivem, é lutar pela garantia do direito à aprendizagem, através de uma educação de qualidade, a fim de que o sistema educacional não seja ampliado no âmbito quantitativo, mas que ganhe qualitativamente. Direito à educação sim, mas de qualidade!


Mês que vem tem mais Rabo de Urna, valeu pelo texto Ivan.

17 julho, 2010

QuimeraTube #14

O segundo QuimeraTube do mês vem com uma canção que já a algum tempo tem sido marcante pra mim, bem simples por sinal, mas que já foi sucesso e que particularmente me diz muito.

Antes da canção, falo do cantor e compositor: o polêmico Lobão.

Ultimamente tenho escutado muito suas músicas, e polêmicas a parte, Lobão faz um rock digno de ser chamado rock, surgiu nos anos 80 junto com todas as outras bandas dessa época e hoje em dia não se destaca tanto por sua música, mas sim por coisas que faz fora do palco, como programas de tv por exemplo.

Por mais polêmico que seja, Lobão é um cara autêntico, que fala muitas verdades seja nas suas canções ou fora delas.

Voltando a música propriamente dita, é Me Chama, hit nos anos 80, e hit da minha vida nesse primeiro semestre de 2010 também, essa versão acústica ficou bem interessante, aí vai:

12 julho, 2010

Fúria!


Um mês depois chega ao fim a Copa do Mundo da África do Sul.

Copa da Jabulani, das vuvuzelas, dos erros de arbitragem, da voz do polvo, de Mick Jagger, de Larissa Riquelme, e, principalmente da Espanha.

Os atuais campeões europeus quebram de vez a fama de amarelão e vencem pela primeira vez uma Copa do Mundo, os comandados de Vicente Del Bosque eram os grandes favoritos para o título antes do início da competição e a derrota para a Suíça logo na estreia assustou a muitos, mas depois disso vieram 6 jogos e 6 vitórias, a última delas sobre a Holanda na grande final.

Em um jogo muito tenso, devido a sua enorme importância, as duas equipes não conseguiram criar muitas chances, quando conseguiram esbarraram ou nos bons goleiros Stekelenburg e Casillas, ou nos próprios erros.

O jogo terminou no 0 x 0 e foi para a prorrogação.

A Espanha era melhor, mas Holanda resistia, com a expulsão do zagueiro holandês Heintinga as coisas ficaram mais fáceis para os espanhois que pressionavam a Laranja, até que a quatro minutos do fim, Iniesta (melhor em campo) recebeu de Fábregas e chutou para fazer o gol do título.

Espanha 1 x 0, resultado que se repetiu das oitavas até a final e que garantiu o título.

A festa foi enorme e continua, a Espanha conquista sua primeira Copa de uma maneira muito merecida. O time, que é composto por muitos jogadores do Barcelona é sim o melhor do mundo, essa geração espanhola une a juventude de Piqué, Busquets, Navas, Pedro com a experiência de Casillas, Puyol, Xavi, Villa...

E dá também a lição de que ter jogadores jogando em seu próprio país pode ser algo muito positivo para a Seleção, essa base do Barcelona faz toda diferença, dá uma segurança a mais para o time, não é a toa que Iniesta desequilibrou na final, conhecendo o jogo de Xavi e Busquets tudo fica mais fácil.

Para a Holanda resta se lamentar, pela terceira vez cai numa final de Copa do Mundo, e dessa vez diferentemente das outras duas, quando tinha um timaço, o time não é lá essas coisas, venceu jogos difíceis e teve mérito de ter chegado aonde chegou, mas o título tinha mesmo de ficar com a Fúria.

O capitão Casillas ergueu a taça e fez outro ato que ficará imortalizado na história das Copas, a foto diz tudo.

Copa do Mundo agora só em 2014, em terras tupiniquins, o Un Quimera fecha os posts de Copa do Mundo com a sensação de que essa Copa valeu a pena, apesar da eliminação precoce do Brasil, tivemos bons jogos, muita emoção e um campeão merecido.

E pra fechar, a Seleção da Copa, na minha opinião:

1 - Iker Casillas (Espanha)
2 - Jorge Fucile (Uruguai)
3 - Gerard Piqué (Espanha)
4 - Carles Puyol (Espanha)
6 - Philip Lahm (Alemanha)
5 - Arévalo Rios (Uruguai)
8 - Andrés Iniesta (Espanha)
7 - Thomas Müller (Alemanha)
10 - Wesley Sneijder (Holanda)
11 - Diego Forlán (Uruguai)
9 - David Villa (Espanha)

11 julho, 2010

O penúltimo jogo da Copa


Foram decididos ontem os 3º e 4º lugares da Copa do Mundo.

O confronto entre Uruguai x Alemanha, assim como acontece na maioria das disputas do 3º lugar foi um jogo muito aberto, de muitos gols e emoção.

A equipe europeia que era uma das favoritas ao título entrou em campo com um time misto e parecia não tão interessada, já o Uruguai jogava com todas as suas forças e queria muito a terceira colocação.

Mas o jogo foi rolando e com chances de lá e de cá, quem acabou saindo na frente foi a Alemanha. Chute de longa distância de Schwensteiger, o goleiro Muslera falhou e no rebote Müller abriu o placar. O camisa 13 alemão chega a 5 gols na Copa e é um dos artilheiros da competição.

Pouco depois o Uruguai chegou ao empate. Luis Suárez que voltava de suspensão fez boa jogada e deixou Cavani na cara gol, o camisa 7 não perdoou e empatou o jogo.

Na volta para o segundo tempo veio a primeira virada do jogo. Logo aos cinco minutos, o volante Arévalo Rios cruzou para Fórlan, que acertou um lindo voleio e fez o segundo gol uruguaio. O camisa 10 também chega a 5 gols, é mais um dos artilheiros da Copa.

Não demorou muito pra Alemanha empatar mais uma vez o jogo. Aos 11, depois de cruzamento de Boateng da direita outra falha de Muslera, a bola sobrou para Jansen que meio sem querer deixou tudo igual.

Depois disso a Alemanha foi ganhando campo, criando algumas chances e o esforçado time uruguaio parecia esgotado.

A outra virada era questão de tempo. Aos 37, após bola cruzada na área uruguaia o volante Khedira cabeceou bem e dessa vez Muslera não teve culpa nenhuma, 3 x 2 Alemanha.

No último lance do jogo, Forlán em uma bela cobrança de falta ainda acertou o travessão de Butt, mas não teve jeito, vitória alemã que pela 4ª vez na história termina uma Copa na terceira colocação.

Esse jogo pra mim deixa a impressão de dois vencedores.

A Alemanha venceu o jogo, isso por si só já é uma vitória, mas talvez mais importante que isso seja a renovada e talentosa seleção que ela levou pra Copa. Novos nomes como Müller, Özil, Khedira são a esperança alemã de mais bons resultados nas Copas seguintes, a falta de Ballack não foi tão sentida assim, e as goleadas sobre Inglaterra e Argentina inflam o ego alemão.

E o Uruguai literalmente renasceu. foi desacreditado para a Copa, conseguindo sua vaga na repescagem, caiu em grupo complicadíssimo e muitos pensavam que voltaria pra casa ainda na primeira fase. Mas foi exatamente o contrário que aconteceu, uma seleção raçuda e compenetrada apresentou um futebol não tão bom em alguns momentos, mas conseguiu chegar até as quartas e contou com um dos melhores jogadores do mundial, Diego Forlán. O camisa 10 fez gols, deu assistências, comandou o time e deu condições para Suárez, Cavani, Pereira se destacarem.

Logo mais tarde a grande final entre Holanda x Espanha, amanhã o Un Quimera fala do último jogo da Copa.

09 julho, 2010

Um campeão inédito virá...


Confesso que fiquei muito desanimado com a Copa depois da eliminação da Seleção Brasileira, tanto que de lá pra cá não tinha postado nada aqui no Un Quimera.

Mas vou falar hoje um pouco sobre o que achei das semi-finais, amanhã tem a disputa do 3º lugar e no domingo a grande final, assuntos que tratarei também.

As semi-finais foram bem distintas uma da outra.

Na terça-feira um aguerrido Uruguai foi batido por uma insossa Holanda. Sim, a equipe sul-americana encarou de frente a poderosa Laranja, não se acovardou mas logo no início do jogo sofreu um duro golpe, um chutaço do capitão holandes Van Bronckhorst foi parar no fundo do gol de Muslera, Holanda na frente.

Ainda no primeiro tempo o Uruguai chegou ao empate, com um gol do seu principal jogador (que foi também um dos principais nomes dessa Copa), o camisa 10 Diego Forlán.

Mas no segundo tempo mesmo não apresentando um bom futebol a Holanda chegou a vitória com gols de seus craques: primeiro Sneijder, em um lance onde Van Persie estava em posição irregular e participou da jogada, mais um erro de arbitragem da Copa. E depois com Robben, de cabeça.

Com o 3 x 1 no placar tudo já parecia ganho, mas o Uruguai não desistia e um gol de Maxi Pereira já no fim pôs fogo no jogo, até o último minuto a Celeste lutou, mas ficou pelo caminho.

Já na quarta, o tão esperado confronto entre Espanha x Alemanha não proporcionou tantas emoções.

Uma irreconhecível Alemanha sucumbiu diante de uma Espanha que se superou da derrota na estreia e pouco a pouco foi conquistando essa merecida vaga na final.

Os gols vinham saindo quase todos dos pés do artilheiro David Villa, mas dessa vez quem decidiu foi o zagueirão Carles Puyol, que com uma certeira cabeçada fez a alegria espanhola e mais uma vez deixou os tão tradicionais e vencedores alemães caídos diante da amarelona Espanha, primeiro na Euro 2008 e agora na Copa 2010.

Holanda x Espanha farão uma final inédita, e um deles entrará para o hall de campeões mundiais.

A Holanda está com 100% de aproveitamento no Mundial, apresentou um bom futebol na primeira fase, mas tanto nas quartas contra o Brasil, quanto nas semi contra o Uruguai contou com uma boa dose de sorte, isso não tira o mérito da "Laranja Mecânica" que depois das derrotas nas finais de 1974 e 1978 espera quebrar essa sina e enfim vencer a Copa.

A Espanha como já disse começou com uma derrota para a Suíça, porém isso ao invés de desanimar os comandados de Vicente Del Bosque os deu um ânimo novo e depois disso venceram todas, é bem verdade que com exceção das vitórias sobre Honduras e Chile na primeira fase todas as outras foram por 1 x 0. Mas isso também não tira o mérito espanhol, talvez os grandes favoritos antes do início do Mundial podem confirmar esse favoritismo e pela primeira vez serem campeões mundiais.

Agora é esperar a final. Meu palpite e minha torcida ficam com a Espanha.

02 julho, 2010

45 não é 90


The dream is over.

O tão sonhado hexa vai ficar pra 2014, hoje mais cedo a Seleção Brasileira mais uma vez caiu num jogo de quartas-de-final, dessa vez para a Holanda que havia sido eliminada pelo mesmo Brasil em 94 e 98. Interessante lembrar também que pela terceira vez nas últimas quatro Copas o Brasil é desclassificado com gols bem parecidos: bola parada, uma certa indecisão dentro da nossa área e gol dos caras.

Enfim, é muito triste, vendo o jogo dentro de um bar lotado de gente e ver a decepção no rosto de todos, vi choro, vi raiva, vi toda a ilusão ser desfeita.

O que fazer agora? Tentar achar culpados e crucificar um ou outro? Não acho que isso seja o mais adequado, a mídia como sempre abusa disso, Dunga e Felipe Melo ainda serão muito massacrados por muitos.

Não acho que eles são culpados? Acho sim, grande parcela de culpa está com eles. Dunga por não ter convocado os melhores, se viu sem boas opções de banco em alguns jogos como o de hoje, e Felipe Melo pela atitude inconsequente no jogo de hoje, o pisão em Robben é uma pequena amostra do desespero que já pairava no time naquele momento do jogo.

E é aí que eu digo que não dá pra culpar só um ou outro. O título do post é a minha opinião sobre qual foi na realidade o maior problema. A Seleção Brasileira fez um ótimo primeiro tempo, o tão contestado Felipe Melo inclusive recebia muitos elogios pelo belo lançamento que deixou Robinho na cara do gol para o abrir o placar logo aos 10 minutos de jogo, pouco depois da Seleção ter um gol anulado.

Tudo parecia perfeito, a Holanda mais uma vez era um adversário forte que ficava pra trás.

Mas 45 não é 90. O segundo tempo foi completamente diferente, talvez até por essa superioridade no primeiro tempo a Seleção Brasileira entrou diferente no segundo tempo e a Holanda também.

O time de Bert Van Marwijk percebeu que estava ali não era atoa, com 100% de aproveitamento na Copa mostrou que a "Laranja Mecânica" não se resume aos ótimos Robben e Sneijder, mas tem outras peças que também jogam bem e começaram a jogar.

Sorte, sim, muita sorte eles tiveram, pois logo no início da segunda etapa uma saída horrível de Julio Cesar, que é o melhor goleiro do mundo mas que também erra, e um gol contra de Felipe Melo, tudo igual.

Nesse momento querendo ou não a derrota já se desenhava, a Seleção não conseguiu reencontrar o bom futebol que ficou perdido no primeiro tempo e a Holanda animada pelo gol de empate buscava a virada bem mais coesa e consistente dentro de campo.

Veio a expulsão de Felipe Melo, num lance deplorável, num pisão ridículo em cima de Robben, o desespero foi tomando conta da seleção, até que veio o gol da classificação holandesa.

A cabeça do pequenino Wesley Sneijder decidiu, num escanteio cobrado pela direita o camisa 10 holandês subiu sozinho e deu números finais ao jogo.

Depois disso muito desespero e pouco futebol por parte do Brasil. Ninguém, eu disse ninguém, conseguiu jogar bem, ninguém chamou o jogo e decidiu, o time se perdeu e a Holanda era senhora do jogo.

Enfim, o time todo perdeu, esqueceu que tinha um segundo tempo e um adversário pela frente, esqueceu que Copa do Mundo é um campeonato muito sério e que qualquer erro pode ser fatal.

A Copa das vuvuzelas deixa lições que não podem ser esquecidas daqui pra frente: o futebol brasileiro cada vez mais vai se europeizando, isso é ruim pois nos deixa no nível deles, o algo mais, a ginga, vão se perdendo e dando lugar pro "futebol funcionário público", pro "futebol resultado" bem ao estilo europeu; é querer lutar contra a corrente mas talvez seja hora de repensar e mudar isso.

A Seleção Brasileira ainda é uma das melhores do mundo, mas existem adversários como a Holanda capazes de vencê-la, querer acreditar que perdemos somente por erros nossos é querer fechar os olhos para os méritos do adversário.

Apesar disso tudo, o Brasil é o único penta campeão mundial e pelo menos até 2014 sustentará este posto, é bom demais saber disso.

O Un Quimera voltará a falar da Copa, dos outros jogos da quartas e por aí vai, mas a grande vontade do blogueiro era poder soltar o grito de campeão, que fica entalado na garganta.

01 julho, 2010

QuimeraTube #13

Falar de um gênio é sempre ao mesmo tempo fácil e difícil.

Fácil pois sempre existirão elogios e difícil porque por mais que se fale parece nunca ser possível alcançar sua genialidade.

Por isso vou falar bem pouco do cara que está nesse QuimeraTube que abre o mês de julho.

O nome dele é Robert Allen Zimmermann, vulgo Bob Dylan.

Simplesmente um revolucionário no mundo da música e que também teve muita influência política e social nos EUA dos anos 60 e segue até os dias de hoje como um dos principais nomes da música mundial.

Eu particularmente o considero como um dos pilares do rock, da poesia e da cultura como um todo que vieram depois dele.

Enfim, fica a sensacional Tangled Up In Blue:

http://www.youtube.com/watch?v=h8y3aUgDY6c

"We always did feel the same. We just saw it from a different point of view."