28 fevereiro, 2010

Os "acontecimentos" de fevereiro/2010



Chega ao fim o menor mês do ano e chega hora dos "acontecimentos".

Um é até antigo, vem se desenrolando há algum tempo e já foi até tratado aqui no Un Quimera, o outro é super atual, aconteceu ontem e tamanha a importância dele já coloco aqui no post, vamos a eles:

Prisão de Arruda

Um dos "acontecimentos" de dezembro e 2009, foi o afastamento de José Roberto Arruda do governo do Distrito Federal, após acusações de corrupção investigadas na Operação Caixa de Pandora, Arruda foi afastado.

Depois disso as investigações continuaram acontecendo e nesse mês o ex-governador foi preso.

O motivo: participação na tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson Santos, o Sombra.

Arruda e mais cinco envolvidos foram presos de maneira preventiva no dia 11 de fevereiro, foi a primeira vez na história do Brasil que um governador foi preso.

O Superior Tribunal de Justiça teve como fator preonderante para decretar a prisão de Arruda o episódio que flagrou o funcionário aposentado Antonio Bento da Silva entregando R$ 200 mil ao jornalista Edson Sombra.

Antonio Bento revelou que foi procurado por Rodrigo Arantes, sobrinho de Arruda, e convendio de intermediar a entrega do dinheiro, assessores de Arruda também declararam que Rodrigo só agiria a mando do governador.

Por tudo isso Arruda acabou preso. Seu advogado Nélio Machado tenta um habeas corpus, mas por enquanto Arruda está vendo o sol nascer quadrado.

No post de dezembro, em que me referi a este fato cheguei a dizer: agora é esperar o desenrolar disso e torcer pra que não acabe em pizza dessa vez.

Como as investigações continuaram e Arruda foi realmente preso, a pizza dessa vez não saiu do forno, acho importante ressaltar isso e continuar sempre ligado nesses casos.

Terremoto no Chile

Na madrugada de ontem algo extraordinário abalou o Chile.

Um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter que teve epicentro na região central do país (Concepción) e atingiu praticamente todo o país.

Igrejas, prédios, pontes e construções foram destruídas e tremores foram sentidos até em países vizinhos, inclusive no Brasil.

A Argentina foi o país vizinho que mais sentiu o tremor, Paraguai, Peru e Brasil sentiram o tremor com menor intensidade.

A atual presidente chilena Michelle Bachelet declarou estado de catástrofe nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

O presidente eleito Sebástian Piñera declarou na tarde de ontem que até então pelo menos 122 mortes foram confirmadas, o número correto é ainda desconhecido devido a grande força do tremor.

Na Ilha Robinson Crusoé, situada na Costa Chilena ocorreu um tsunami e alertas de tsunami na Ilha de Páscoa e no Arquipélago do Havaí também foram dados.

É tudo muito alarmante e a repercussão disso tudo ainda vai dar muito o que falar, por enquanto o Un Quimera fica por aqui, fechando o segundo mês do ano com a segunda tragédia: primeiro no Haiti, agora no Chile.

Vale lembrar também que a magnitude do terremoto sofrido no Chile chega a ser de 32 vezes maior do que o sofrido pelo Haiti no mês passado.

*Fica a imagem com o mapa ilustrando as regiões mais atingidas pelo terremoto.

Nenhum comentário: