19 agosto, 2009

Serie A 2009/2010 Preview


Depois da Ligue 1 e da Premier League chegou a vez do Calcio italiano.

A chamada Serie A é a primeira divisão do futebol italiano, um futebol muito técnico que possu inclusive um histórico de jogadores brasileiros que se destacaram na velha bota.

A Serie A 2009/2010 perdeu suas maiores estrelas para o futebol espanhol (o post sobre "La Liga" vem na semana que vem) e tentará se reconstruir sem elas.

Mercado
* Para começar essa reconstrução a Juventus de Turim, clube de maior torcida no país aposta em dois brasileiros: o volante Felipe Melo, ex-Fiorentina e o meia Diego, ex-Werder Bremen.

Após ganhar muito destaque na seleção de Dunga, Felipe Melo aparece como boa opção para o meio da Juve. Diego fez uma ótima temporada pelo Werder e chega pra ser o maestro desse time. Além deles, Cannavaro está de volta a zaga, ele fez o caminho contrário dos ex-astros do italiano e veio da liga espanhola (Real Madrid) para a Juventus.

* A Internazionale se reforçou com brasileiros também: Lúcio, capitão da Seleção Brasileira e autor do gol do título da Copa das Confederações vem para a zaga. Para o meio outros brasileiro: Thiago Motta. No ataque o artilheiro argentino Diego Milito e também Samuel Eto'o.

A transferência de Eto'o para a Inter é um caso a parte: ele veio do Barcelona e a Inter cedeu Zlatan Ibrahimovic para o time catalão, Ibra era a principal arma da Inter e o título na temporada passada teve contribuição fundamental do sueco. Mesmo assim a Inter resolveu negociá-lo e recebeu em troca outro ótimo atacante.

* O Milan passa por um claro processo de reformulação. Chegou ao fim a Era Ancelotti e o expoente máximo da equipe rubro-negra nos últimos anos também foi embora. Sim, o camisa 22 Kaká agora é do Real e o Milan vai se reconstruindo sem ele.

Vieram o zagueiro estadunidense Onyewu, o atacante holandês Huntelaar e além deles o zagueiro brasileiro Thiago Silva que já estava na equipe há algum tempo, mas que só fará sua estreia oficial pelo Milan agora.

E para o lugar de Ancelotti? Outro brasileiro: Leonardo.

O agora treinador já atuou como jogador do Milan e já fazia parte da comissão técnica do time rubro-negro, foi promovido a treinador e, apesar da inexperiência no cargo, tem tudo para fazer muito sucesso.

* O Genoa foi outra equipe que se movimentou muito nesse mercado de transferências, a equipe que por pouco não conquistou uma vaga na Liga dos Campeões apesar de ter perdido Milito para a Inter trouxe outro atacante argentino: o ex-Boca Juniors Rodrigo Palacio.

Além dele vieram também o bom goleiro Marco Amelia, Domenico Criscito da Juventus e dois jogadores do futebol espanhol: o meia Zapater veio do Zaragoza e o zagueiro Moretti do Valencia.
Além do experiente atacante Hernán Crespo.

* A Lazio trouxe Julio Cruz da Internazionale.

* Cristiano Zanetti e Marco Marchionni da Juve foram para o Fiorentina. O zagueiro Cesare Natali também foi para a Viola.

Favoritos

Internazionale

A Internazionale de Milão, atual tetra-campeã italiana talvez seja a equipe mais pronta para a disputa da temporada 2009/2010.

Sim, como já foi dito, a equipe de José Mourinho perdeu seu principal jogador datemporada passada, Zlatan Ibrahimovic, porém o resto do time permaneceu quase inalterado, ninguém mais de muita importância saiu, mas sim chegaram bons jogadores, com o xerife brasileiro Lúcio e o atacante argentino Diego Milito, que fez uma boa temporada atuando pelo Genoa na última temporada.

Pra mim, a grande favorita ao título, apesar da dificuldade que é ser tetra-campeã a Inter tem time para isso, porém a grande dificuldade dessa equipe nas últimas temporadas tem sido a Liga dos Campeões da Europa, apesar dos títulos no Calcio a equipe não consegue fazer boas campanhas na competição continental, um bom motivo para isso parece não existir mas é bom Mourinho e seus comandados darem um jeito de mudar isso nessa temporada, a torcida já começa a ficar impaciente com essa situação.

Juventus

A "Vecchia Signora" vem reforçada para essa temporada.

Depois do rebaixamento para a Serie B essa talvez seja a temporada que a Juve entra melhor: apesar da aposentadoria de Pavel Nedved, ótimo meio-campista, bons reforços vieram: Felipe Melo pode compor bem a frente da zaga juntamente com Sissoko e Diego deverá dialogar muito bem com Del Piero, Amauri e Camoranesi.

A equipe foi considerada favorita ao título pelo treinador da Seleção Italiana Marcello Lippi.

Milan

O rubro-negro milanês é o "menos" favorito ao título, isso porque passa por um processo de renovação e reconstrução, o título é algo muito improvável nessa temporada, porém uma equipe de tanta tradição e tantos títulos não pode nem deve ser desprezada nunca.

O futebol de Ronaldinho e Pato precisa reaparecer, se ambos jogarem tudo que sabe o Milan vai longe, além deles a equipe conta com a solidez de Gattuso e Seedorf. Pro ataque a aposta é o holandês Huntelaar.

A Lega Calcio Serie A começa nesse final de semana, os confrontos da primeira rodada:

Sábado, 22/08

Bologna x Fiorentina
Siena x Milan

Domingo, 23/08

Catania x Sampdoria
Genoa x Roma
Inter x Bari
Juventus x Chievo
Lazio x Atalanta
Livorno x Cagliari
Palermo x Napoli
Udinese x Parma

Grandes gols da última temporada:

Nenhum comentário: