26 agosto, 2009

La Liga 2009/2010 Preview

Pra fechar os posts previews chega o Campeonato Espanhol, uma competição de muito charme e tradição, um tanto quando polarizada entre Madrid e Barcelona, mas mesmo assim muito interessante.

Para essa temporada foram muitos reforços, pode-se dizer que os 5 melhores jogadores de futebol do mundo hoje, jogam na Espanha.

Mercado
O agitadíssimo mercado do futebol espanhol:

* Pra começar o Real. Tinha que ser o time merengue que se reforçou muito para essa temporada. Trouxe o jovem atacante Benzema do Lyon, o ótimo volante Xabi Alonso do Liverpool, o zagueiro Albiol do Valência e as duas grandes contratações: Cristiano Ronaldo, ex-Manchester que há muito flertava com o Real e finalmente acertou. E também o brasileiro Kaká, que fez temporadas memoráveis pelo Milan e agora chega a Madrid cercado de muitas expectativas.

* O Real com certeza foi o time que mais se movimentou, porém o Barcelona, apesar de não ter feito tantas contratações, fechou uma que pode render muitas vitórias ao time: Zlatan Ibrahimovic.

Ex-Inter, o atacante sueco chega a equipe catalã juntamente com outro jogador da Inter, o lateral-esquerdo brasileiro Maxuel.

* O Villareal acertou com o jovem equatoriano Montero e com o atacante brasileiro Nilmar.

* O Atlético de Madrid fechou com o lateral tcheco Ujfalusi e com o zagueiro Juanito, ex-Bétis.

* O Valencia acertou com o zagueiro holandês Maduro e conta agora com o jovem Olcina, promessa das categorias de base do Mestalla que subiu para o time profissional.

Favoritos

Barcelona
O Barcelona, atual campeão depois de uma temporada impecável, procura manter o título e para isso não quis badalar muito no mercado.

Manteve praticamente o mesmo time da temporada passada, a única mudança mais significativa foi a vinda de Ibrahimovic e a saída de Eto'o.

O camaronês era uma peça de referência do time de Guardiola, porém vai ser interessante ver o seu substituto, Ibra, jogando junto com Messi e Henry na frente.

Mas não é só o poder ofensivo do Barça que assusta. O meio-campo com Xavi e Iniesta e laterais como Daniel Alves e Abidal são diferenciados e fazem o time jogar pra frente sem esquecer de marcar também.

Apesar de todas as contratações do Real o time do Barça está pronto para conseguir o bi-campeonato espanhol e também para brigar pelo bi na Liga dos Campeões.

Real Madrid

Depois de uma temporada muito fraca para as ambições madrilhenhas (um vice no Campeonato Espanhol e uma vexatória eliminação para o Liverpool nas oitavas da Liga dos Campeões) a diretoria do Real resolveu investir, e investiu muito!

Como já foi dito, o Real contratou vários jogadores e todos de comprovada qualidade.

Favorito é com certeza, como sempre disputará o título com o Barça e pode sim vencer, mas resta saber se todos esses novos jogadores, junto com os "antigos" conseguirão formar uma equipe de verdade.

Os maiores destaques são sim Kaká e Cristiano Ronaldo, porém a contratação de Albiol foi importante, o jovem zagueiro deve fechar a zaga junto com o português Pepe. Outra contratação que demorou pra ser acertada e que poderá ser muito útil foi Xabi Alonso, o volante será um dos pilares defensivos do time, vai segurar ali no meio campo para que o time possa ir ao ataque, o interessante é que além dessa função mais defensiva Xavi também sabe executar muito bem uma função mais adiantada pelo meio de campo.

Atlético de Madrid

Esse terceiro favorito, na verdade é muito difícil de ser definido quando falamos de Campeonato Espanhol.

Como já foi dito, o campoenato é meio "polarizado", dificilmente o título sai das mãos de Barça ou Real, como terceira força outros poderiam citar o Villareal, o Sevilla ou até mesmo o Valencia.

Mas eu escolho o Atlético de Madrid, porque o time madrilhenho, apesar de não ter um elenco dos melhores, possui um time titular muito bom: o jovem goleiro Asenjo vem substituindo muito bem Coupet, que foi para o PSG.

Com segurança no gol, o time melhora ainda mais no meio com o argentino Máxi Rodriguez e o português Simão. Mas é no ataque que se encontra a grande força do Atlético. A dupla sulamericana formada por "Kun" Aguero e Diego Forlan é quase sempre garantia de gol.

La Liga começa no domingo, com os seguintes confrontos:

Racing Santander x Getafe
Osasuna x Villareal
Zaragoza x Tenerife
Almería x Valladolid
Real Madrid x La Coruña
Barcelona x Sporting Gijón
Málaga x Atlético de Madrid
Valencia x Sevilla
Mallorca x Xerez
Athletic Bilbao x Espanyol

E já que o campeonato é polarizada, sem querer desmerecer os outros times, mas vai um vídeo do Barcelona x Real do ano passado, que teve um resultado histórico, que dificilmente se repetirá um dia nesse confronto:

Nenhum comentário: