15 junho, 2009

O Novo ENEM


Agora eu deveria estar estudando, ou então ter terminado mais um dia de muito estudo.

Agora eu deveria estar estudando, ao invés disso, tive aula cedo e a tarde, mais uma aula de francês no começo da noite e depois de tomar um banho comecei a mexer com coisas da formatura e agora estou escrevendo isso aqui.

Agora eu deveria estar estudando, estudando para o novo ENEM, a ideia genial de Haddad e cia. que começou a ser discutida depois do início do ano letivo e já será colocada em prática nesse mesmo 2009.

Agora eu deveria estar estudando, mas tem coisas que se vê e que não dá pra ficar quieto, apenas observando, embora nada do que eu faça ou escreva vá mudar alguma coisa em relação a esse tão falado novo ENEM, o Windows Media Player toca Dom Quixote dos Engenheiros, pois então que seja por amor as causas perdidas.

Então vamos lá, tudo começa com uma proposta de um novo ENEM, tá bom, querem mudar, mudanças podem ser interessantes, mas em questões tão abrangentes e importantes para toda a sociedade, direta ou indiretamente (como é o caso do ingresso no Ensino Superior) as mudanças não podem ser feitas de uma maneira tão rápida, de uma hora pra outra.

Mas não, a proposta é feita, aceita e em maio divulgam: Novo ENEM terá 180 questões, divididas em 4 provas de 45 questões cada, além da redação, data das provas: 3 e 4 de outubro.

Se a mudança afoita já parecia um erro o que dizer então dessas datas ridículas?

É só usar do bom senso, nenhum aluno que está cursando o 3º Ano Colegial esse ano tem condições de ver todas as matérias de uma maneira aprofundada até o final de setembro.

Podem até chamar de vagabundagem, mas como conciliar Kepler, Newton, Ohm, Kekulé, Mendel, Jurandyr Ross, Getúlio Vargas, Pitágoras, Camões, Machado de Assis e muitos outros em tão pouco tempo ?

Sem contar que maiores de 18 anos que não concluíram Ensino Médio poderão “conclui-lo” indo bem nessa prova.

É a mesma coisa de falar: Você que está no 3º Ano não precisa estudar nem se preocupar, daqui um ou dois anos é só estudar um pouquinho que você conclui o Ensino Médio.

Suponhamos que depois disso o aluno consiga ingressar numa faculdade, qual será o nível desse aluno?

Do que adianta passar quem não tem vontade de conquistar algo maior, que forma sem ter noção do que faz?

Governantes brasileiros, superiores da Educação, pra que mostrar pros outros uma realidade que não existe?

Aprovar, aprovar e aprovar não vai mudar a mentalidade do aprovado que não teve dificuldade nenhuma para ser aprovado!

Mas, volto a dizer, tenho consciência de que eu deveria estar estudando e não aqui no computador, depois eu não passo e nenhum texto vai adiantar de nada, mas, definitivamente, escrevo esse texto por amor as causas perdidas.

Em tempo, as inscrições começam hoje, e o texto foi escrito por mim na noite da última terça-feira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com vc... essas mudanças radicais de uma hora pra outra só servem para frustrar os candidatos, e sem falar nas "datas" que definitivamente é um absurdo!!!!
att,
Carla C.