16 junho, 2009

Los Angeles Lakers - 15 vezes campeão da NBA


Chegaram ao fim no último do domingo as Finais da NBA, temporada 2008/09.

E acabou pesando toda a tradição e favoritismo dos Lakers de Kobe Bryant sobre o Orlando Magic de Dwight Howard.

As Finais começaram no Staples Center, e no jogo 1 Kobe Bryant e todo o time californiano já mostrou o que queria: o título e nada mais.

Com um basquete consistente os Lakers superaram a forte defesa armada por Stan Van Gundy e conseguiram uma ótima vitória, com 25 pontos de diferença: 100 x 75, de quebra, Kobe Bryant anotou sua maior pontuação em Playoffs, 40 pontos.

No jogo 2, ainda na Califórnia, os Lakers, jogando de branco, afinal era um domingo, encontraram mais dificuldades para vencer a partida.

O ala de Orlando, Rashard Lewis anotou 34 pontos e deu muito trabalho a defesa dos Lakers, o jogo era equilibrado e as duas defesas se postavam bem.

Após um empate em 88 no fim do 4º período, o jogo foi pra prorrogação e aí a dupla Bryant-Gasol chamou a responsabilidade pra si e ampliou a vantagem dos Lakers para 2 - 0, fechando o jogo em 101 x 96.

No jogo 3, agora na Flórida, o Orlando conseguiu reagir, vencendo por 108 x 104, em um jogo onde Rafer Alston, até então sumido nas Finais, ressurgiu, acertou várias bolas de 3, e com a ajuda de Howard e Lewis levou o Orlando a vitória, uma ponta de esperança ainda existia para o Magic.

Porém, pode-se que tudo se decidiu realamente no jogo 4.

Em um jogo tenso e dramático, como pede uma final de NBA, brilhou a estrela do veterano armador Derek Fisher, que com uma cesta de 3 pontos forçou a prorrogação, e aí, na prorrogação, brilhou Pau Gasol, os Lakers venceram por 99 x 91 e praticamente colocaram a mão na taça. Mas não foi por falta de vontade do Orlando não, Hedo Turkoglu contribuiu muito para o ataque, anotando 25 pontos e Dwight Howard conseguiu 16 pontos, 21 rebotes e 9 tocos (isso mesmo, 9 tocos, um recorde em Finais).

Depois da vitória no jogo 4, tudo estava encaminhado para o título dos Lakers, que só confirmaram isso no jogo 5, ainda em Orlando, vencendo e vencendo bem, com 99 x 86, sepultando de uma vez todas as chances do Magic de conseguir seu primeiro título na NBA e levando pra Los Angeles o 15º título da franquia.

Esse título marca a superação de Phil Jackson sobre o lendário Red Auerbach, agora Jackson tem 10 anéis, contra 9 de Red.

Depois do jogo, perguntado sobre o assunto Phil Jackson foi caetgórico:

- Vou fumar um charuto pensando no Red – afirmou Jackson, referindo-se ao hábito de Auerbach em noites de título.

E além da superação de Phil Jackson marcou também a superação de Kobe Bryant, que conquistou seu quarto título de NBA, porém dessa vez foi com um gostinho especial.

Das outras três vezes, o título tinha sido conquistado ao lado de seu "muy amigo" Shaquille O'Neal (hoje em Phoenix) e o pivô tinha sido eleito o MVP das Finais nas 3 oportunidades.

Dessa vez, Kobe conquistou o título sendo o principal jogador do time e também foi eleito o MVP das Finais, terminando a temporada de maneira fantástica, Kobe definitivamente entra para a turma dos grandes jogadores da história da NBA.

Parabéns as Lakers!!!

Nenhum comentário: